Vida & Obra


Khalil Gibran

Khalil Gibran (1883, Líbano - 1931, Nova York) foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor. Nasceu em 6 de dezembro, em Bsharri, nas montanhas do Líbano, a uma pequena distância dos cedros milenares. Em 1894 emigra para os Estados Unidos com a mãe, o irmão Pedro e as duas irmãs, Mariana e Sultane. Vão morar em Boston, mas o pai permanece em Bsharri.

Em 1898 volta ao Líbano para completar seus estudos árabes. Matricula-se no Colégio da Sabedoria, em Beirute. Ao diretor, que procura acalmar sua ambição impaciente, dizendo-lhe que uma escada deve ser galgada degrau por degrau, Gibran responde: "Mas as águias não usam escadas!". Em 1902 volta a Boston e, um anos depois, sua mãe e seu irmão morrem.

Gibran escreve poemas e meditações para Al-Muhajer (O emigrante), jornal árabe publicado em Boston. A partir de então Khalil Gibran produz uma obra literária marcada pelo misticismo oriental, que alcançou popularidade em todo o mundo. A obra literária de Gibran, acentuadamente romântica e influenciada pela Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e místicas do autor. Sua obra mais conhecida foi Asas Partidas, que fala da primeira história de amor dele. Outras de suas obras escritas em árabe são: As ninfas do vale (1906), Espíritos rebeldes (1908), Uma lágrima e um sorriso (1914), A procissão (1919), Temporais (1920). A partir de 1918, Gibran deixa, pouco a pouco, de escrever em árabe e dedica-se ao inglês, língua na qual produz, entre outros, O precursor (1920), O profeta (1923); Areia e espuma (1926) e O errante (1932). Seu nome completo é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. Em inglês, preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada de Khalil Gibran.

 

Mais livros de Khalil Gibran


Opinião do Leitor

Deixe seu depoimento sobre o autor