Não é de hoje que a política é associada a malandragem, má-fé, corrupção e escândalos, e não são poucas as pessoas que afirmam não gostar desse assunto. Porém, o fato é que o ser humano, por ser gregário, é inevitavelmente político. Agimos politicamente o tempo todo: em decisões tomadas no seio de uma família, no grupo de WhatsApp de pais e mães da escola, na reunião de condomínio (mesmo se decidimos não participar dela), ou seja, até nas escolhas mais simples do dia a dia, em todos os aspectos da vida em sociedade, queiramos ou não.
Neste livro, escrito por dois experientes especialistas, somos colocados em contato com trinta dos maiores pensadores de todos os tempos. Desde a Antiguidade – quando Aristóteles afirmou que “o homem é um animal político”, Platão idealizou em A República a melhor maneira de se gerir uma unidade política e Confúcio fixou as regras de conduta em sociedade – somos levados à Idade Média, à modernidade e à contemporaneidade das reflexões sobre o assunto.
A cada capítulo os autores fazem um vívido retrato de pensadores como Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel, Tocqueville, Marx e Stuart Mill. Mostram como suas ideias tiveram origem, ganhando força e resistindo até os dias de hoje, e como elas podem nos auxiliar na solução de desafios em um mundo cada vez mais populoso e complexo.
Agora mais do que nunca, precisamos lembrar que a política pode ser uma arte nobre, inspiradora e civilizatória – missão que esta obra cumpre de forma deliciosa e fascinante.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro