Um guia para os primeiros passos em direção a uma vida
amorosa saudável, plena e feliz
Especialista em terapia cognitiva, Riso traduz conceitos científicos para uma linguagem simples, clara e direta, fazendo de Amar ou depender? um guia para os primeiros passos em direção a uma vida amorosa saudável, plena e feliz.
"Depender da pessoa que se ama é uma maneira de se enterrar em vida, um ato de automutilação psicológica em que o amor-próprio, o autorrespeito e a nossa essência são oferecidos e presenteados irracionalmente. Quando a dependência está presente, entregar-se, mais do que um ato de carinho desinteressado e generoso, é uma forma de capitulação, uma rendição conduzida pelo medo com a finalidade de preservar as coisas boas que a relação oferece. Sob o disfarce de amor romântico, a pessoa dependente afetiva começa a sofrer uma despersonalização lenta e implacável até se transformar num anexo da pessoa "amada", um simples apêndice. Quando a dependência é mútua, o enredo é funesto e tragicômico: se um espirra, o outro assoa o nariz. Ou, numa descrição igualmente doentia: se um sente frio, o outro coloca o casaco." (Walter Riso)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Marcelo
Campo Grande/MS
Deveria ser considerado leitura obrigatória em escolas, faculdades e em todo lugar que fosse possível. Muita gente sofre pela dependência emocional sem saber.
31/05/2012
Agatha
João Samuel
Porto Alegre
Livro fantástico, surpreendente, tu começa a ler e não para mais. Muito boa a visão do psicológo e escritor Walter Riso. Adorei lê-lo, pois nos ensina a ter uma visão de mundo ampla, a quebrar as correntes que nos mantém presos às relações doentias que só nos trazem amargura na alma e desesperança. Nota 10!
25/11/2009 15:25:59