Vencedor do Prêmio Jabuti
“Magistral, simplesmente magistral. Li-o numa assentada só, sem poder parar!” José Saramago
“Flávio é um novo Dostoiévski, e Memórias do esquecimento revela imagens vívidas num inferno apenas entrevisto por Dante, Rimbaud e o próprio Dostoiévski.” Ernesto Sabato
O sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil e sua liberação em troca do resgate de quinze presos políticos em 1969 é o eixo deste livro, um relato descarnado e cru em que o terror dos cárceres da ditadura militar se alterna com cenas de ternura e lirismo. Tal qual em um romance de ação, aqui estão os labirintos de uma época tumultuada da História recente, narrados por quem foi protagonista e vítima daqueles tempos.
Nada se omite aqui sobre aqueles anos. De um lado, a tortura e o choque elétrico surgem como método usual de interrogatório. De outro, a resistência armada ao regime militar – da qual Flávio Tavares participou – aparece nua, enredada numa engrenagem de fanáticos sonhos.
Um dos mais pungentes relatos já escritos sobre os porões da ditadura militar brasileira, este livro, publicado originalmente em 1999, é um testemunho vivo e necessário sobre uma época funesta, sombria e tortuosa.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro