Coleção L&PM E-books


COM SABOR DE TERRA - Alcy Cheuiche

Não é por nada que Alcy Cheuiche cita a palavra terra nas três primeiras partes em que divide este seu livro, que se completa com o rico anexo de entrevistas e a inclui no título. Com este vocábulo, abre a sua coletânea de crônicas homenageando o poeta Jayme Caetano Braun e cita a primeira frase de Antoine de Saint-Exupéry em Terra dos homens. E faz isso com a mesma profundidade e bom gosto que afirmou ao receber o Prêmio Literário Ilha de Laytano e repetiu ao ser eleito Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006, e da Semana Farroupilha de 2011: “Sou um homem de horizontes, mas cuja agulha imantada aponta sempre para a querência”.

Grandes nomes e personagens gaúchos são trazidos e levados pela corrente de consciência de Alcy, que inicia com “Gente da minha terra”, onde reverencia Erico e Mafalda Verissimo, Cyro Martins, Mozart Pereira Soares, Mario Quintana, João da Cunha Vargas e outros que viveram, escreveram e recriaram este mundo mágico, chegando até o “homem bom” Elvo Clemente e Eva Sopher, cujas mãos ressuscitaram o Theatro São Pedro.

Trabalhando no espaço mítico e mágico do Pampa, mas sempre com dimensão universal, Alcy reverencia em “Gente de outras terras” Ernest Hemingway, Jacques Cousteau, De Gaulle, Malraux, Marguerite Yourcenar, Jean-Paul Sartre e, principalmente, Paris: “cidade universal, acalanto de visitantes e refugiados de todas as pátrias”, onde foi buscar a chama votiva da sua admiração pela liberdade e o amor à arte e à literatura.

Grande parte de sua trajetória é revelada nestas crônicas, que considera “um exercício fundamental para o romancista”. Uma coletânea de textos admiráveis onde conta sua vivência no campo e em cidades importantes, locais em que exerceu e exerce sua múltipla atividade este homem capaz de afirmar: “para mim, o sentido da vida é acordar a cada manhã sorrindo e cheio de planos”.

Não vou antecipar aqui o prazer do leitor em seguir a vida e a missão de Alcy Cheuiche, pois esta minha pequena nota de apresentação tem apenas o objetivo de convidar o leitor a penetrar num enorme campo de atrações e sugerir o mergulho numa rede múltipla de interesses e abordagens, como tem sido a vida deste notável escritor, que se integra na constelação dos melhores da moderna literatura brasileira. 

 Walter Galvani
Jornalista e escritor

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    COM SABOR DE TERRA

  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Crônica
  • eISBN:
    978.85.254.2517-1
  • Formato:
    ePub

Vida & Obra

Alcy Cheuiche

Alcy José de Vargas Cheuiche nasceu em Pelotas em 1940. Aos quatro anos mudou-se para Alegrete e viveu lá até ingressar na faculdade de veterinária, em Porto Alegre, no final dos anos 50. Estudou também na França, Alemanha e Bélgica.

Publicou os seguintes livros, entre romances, crônicas, peças e poesias: A mulher do espelho (Sulina...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar