Uma obra fundamental para se compreender o Brasil
Apresentação de Luiz Carlos dos Santos
“A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”, escreveu Joaquim Nabuco (1849-1910), o primeiro pensador brasileiro a compreender a extensão e a profundidade dos efeitos estruturantes da experiência de mais de três séculos de escravidão.
Este livro, uma das obras mais festejadas do autor, foi concluído em 1883, já durante a vigência de várias leis (frequentemente burladas) que deveriam restringir a escravidão no território nacional, mas ainda cinco anos antes da abolição total da escravatura. Faz parte, portanto, da campanha pela abolição, da qual Nabuco foi, por décadas, talvez a principal voz branca, e é de valor inestimável para se entender o longo processo histórico, econômico e político que enfim levaria ao fim da escravidão, bem como as resistências e os interesses que estavam em jogo na segunda metade do século XIX. Um libelo magnificamente construído e bem-argumentado, cuja relevância segue igual hoje, quase 150 anos após sua redação.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade
Opinião do Leitor
Seja o primeiro a opinar sobre este livro