Edição do dia 14/01/2016

14/01/2016 21h26 - Atualizado em 14/01/2016 21h36

Academia de Hollywood anuncia indicados ao Oscar

A Globo transmite a cerimônia de entrega do prêmio mais importante do cinema no domingo, dia 28 de fevereiro.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira (14) os indicados ao prêmio mais importante do cinema: o Oscar.

"O Regresso" lidera essa temporada do Oscar com 12 indicações, entre elas melhor filme, diretor para Alejandro Iñarritu, ator, ator coadjuvante e uma série de categorias técnicas.

O filme foi o grande vencedor do Globo de Ouro, que é considerado uma prévia do Oscar. A saga do desbravador do oeste americano Hugh Glass pode dar a Leonardo DiCaprio a primeira estatueta.

Concorrendo com ele estão Michael Fassbender, por "Steve Jobs", Eddie Redmayne, por "A Garota Dinamarquesa", Matt Damon, por "Perdido Em Marte" e Bryan Cranston, por " Trumbo: Lista Negra”.

"Mad Max - Estrada da Fúria" teve dez indicações. Além de melhor filme e diretor pra George Miller, concorre a vários prêmios técnicos.

Completam a lista de indicados a melhor filme: "A Grande Aposta", "Ponte dos Espiões", "Brooklyn", "Perdido Em Marte", "O Quarto de Jack" e "Spotlight - Segredos Revelados".

A atriz Cate Blanchett, que já ganhou dois Oscars, foi indicada pela sétima vez. Ela é a protagonista de Carol, a história do amor entre duas mulheres. Blanchett concorre com duas atrizes que acabam de ganhar o Globo de Ouro: Brie Larson, por "Quarto de Jack", Jennifer Lawrence, por "Joy - O Nome Do Sucesso". Completam a lista a veterana Charlotte Rampling, de "45 Anos" e Saoirse Ronan, de “Brooklyn".

Sylvester Stallone, também premiado com o Globo de Ouro, é o favorito ao Oscar de melhor ator coadjuvante em "Creed - Nascido Pra Lutar", onde volta a viver o personagem Rocky Balboa. Na lista também estão Christian Bale, de "A Grande Aposta" e Tom Hardy de "O Regresso".

Rooney Mara uma das favoritas ao prêmio de atriz coadjuvante, que também será disputado por Alicia Vikander, de "A Garota Dinamarquesa e Kate Winslet, que ganhou o Globo de Ouro por "Steve Jobs".

Entre os indicados a melhor animação, o único representante brasileiro: "O menino e o mundo", dirigido pelo paulistano Alê Abreu, é uma fábula que conta a jornada de um garoto que tenta reunir a família.

A busca leva o menino à uma cidade grande, ao mesmo tempo ameaçadora e intrigante. O visual artesanal, que combina desenhos à mão e colagens, encantou os críticos americanos.

Numa rede social, Alê Abreu agradeceu a indicação e disse “Somos a zebra do ano e vamos trabalhar forte pra trazer o careca dourado para o Brasil”.

A produção brasileira tem concorrentes de peso. O favorito na categoria é "Divertida Mente".
Também concorrem: "Anomalisa", "Shaun, O Carneiro" e "Quando Estou Com Marnie".

Veja aqui a lista completa dos indicados.

A Globo transmite a cerimônia de entrega do Oscar no domingo, dia 28 de fevereiro.