Notícias Profes


L&PM ganha três selos Altamente Recomendável FNLIJ em 2022

29/07/2022

- Por Helena Jungblut

A FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) seleciona todos os anos os melhores livros de cada categoria para compor a seleção dos Altamente Recomendáveis.

Neste ano, três livros da L&PM Editores receberam o selo "Altamente Recomendável FNLIJ 2022 – Produção 2021" ❤️



- O baile do porco-espinho e outros poemas
Texto de Sérgio Capparelli. Ilustrações de Mariana Massarani.
Categoria Poesia

O abraço 
Texto de Eoin McLaughlin. Tradução de Caroline Chang. Ilustrações de Polly Dunbar.
Categoria Tradução Adaptação Criança

O que aconteceu com você? 
Texto de James Catchpole. Tradução de Caroline Chang. Ilustrações de Karen George. L&PM.
Categoria Tradução Adaptação Criança

 

Este é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, pelo compromisso na formação de novos leitores e pela abordagem de conteúdos fundamentais para a sociedade.

Além do selo, as obras estão concorrendo ao Prêmio FNLIJ. A lista dos vencedores será divulgada ainda em 2022.

 

 

Conheça as obras:

 

O baile do porco-espinho

 

Esta obra é uma antologia de dez poemas de Sérgio Capaarelli, ilustrado por Mariana Massarani, dois dos mais queridos autores de livros infantis e infantojuvenis. Como se espera de uma antologia de poemas de Capparelli, trata-se de um livro muito musical, desde o nome, que faz um divertido uso de rimas e outras sonoridades das palavras. E, igualmente, como se espera de uma obra ilustrada por Mariana Massarani, trata-se também de um livro com muita cor, movimento e personagens de gestos largos. Os poemas tematizam fenômenos da natureza, animais e plantas, assuntos especialmente fascinantes para as crianças pequenas e bem pequenas. Como os poemas são independentes entre si, eles podem ser lidos aleatoriamente.

 

 

 

O abraço

O ouriço estava muito triste e queria um abraço. Porém, ninguém conseguia abraçá-lo. A tartaruga também estava muito triste e, por isso, também queria um abraço. Porém, da mesma maneira, ninguém aceitou abraçá-la. O ouriço e a tartaruga não se conheciam e, por isso, não sabiam que desejavam a mesma coisa. Foi a coruja que tentou tranquilizá-los explicando que sempre há alguém para nos mostrar que não estamos sós, mas que, às vezes, é preciso paciência. Será que o ouriço e a tartaruga vão conseguir seus abraços?

O abraço é o primeiro livro de Eoin McLaughlin. Trata-se de um interessante livro, com duas histórias que se encontram no meio (não importa por qual lado começamos a ler!).

 

 

 

 

 

 

O que aconteceu com você?

Esta obra apresenta uma criança, um menino, que brinca pelo parquinho infantil imaginado ser um pirata em seu navio que está sendo atacado por tubarões e crocodilos. Uma cena comum de uma criança comum, não é mesmo? Mas, não sempre! O problema é quando outras crianças querem saber o que aconteceu com a perna do menino, pois ele tem apenas uma. Porém, esse é um assunto sobre o qual ele não quer falar. 

A curiosidade infantil é muito grande (sabemos!) e todas fazem muitas perguntas e suposições, mas a sensibilidade para com o outro também o é. Para as crianças do parque, mais importante do que saber o que aconteceu com a perna dele era acolhê-lo para brincarem junto, focando na presença e não na falta. Quando as crianças percebem isso, ele não é mais o menino de uma perna só, mas é o João. 

O que aconteceu com você? aborda o tema da criança com deficiência e sua inclusão verdadeira entre outras crianças, utilizando desenhos de traços finos e cores contrastantes compondo o cenário sobre o fundo branco. De brinde, vemos uma ilustração maravilhosa, na qual todas as crianças têm características físicas diferentes entre si, reforçando a ideia de individualidade e diferenças naturais entre todos.