Notícias


Cartier-Bresson: o olhar do século desvenda o maior fotógrafo de todos os tempos

15/12/2008

- Por L&PM Editores

Construído após cinco anos de constantes conversas entre o jornalista francês Pierre Assouline e o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, Cartier-Bresson: o olhar do século traz um aguçado e original retrato do maior fotógrafo de todos os tempos. Bresson era contra biografias, mas autorizou Assouline – que se tornou seu amigo e confidente – a escrever sobre sua vida e obra, sendo este o relato definitivo de sua trajetória.

Se o século XX foi o século da imagem, Cartier-Bresson foi o olhar desse século. E é exatamente a história do seu olhar o ponto de partida de Assouline ao escrever esta obra. Nesta única e pioneira biografia, o jornalista desvenda o homem que captou a emoção e a magnitude de alguns dos mais significativos momentos da história através de sua inseparável câmera alemã Leica e que definiu um “antes e depois” nos rumos do fotojornalismo.

Em Cartier-Bresson, os leitores encontrarão um retrato inédito e pessoal deste grande artista: sua devoção à pintura; a viagem à África, onde tirou suas primeiras fotos; a decisão de se tornar fotógrafo; a descoberta, na revista Photographies, da imagem que mudou sua vida; o encontro com a Leica, a câmera que definiu sua maneira de fotografar; a vida de repórter fotográfico ao redor do mundo, entre outros relatos. A obra também descreve o nascimento da Magnum, a agência de fotojornalismo mais bem-conceituada do planeta, fundada por Cartier-Bresson, Robert Capa, David “Chim” Szymin, George Rodger e William Vandivert em 1947. Traz ainda um caderno com imagens do acervo pessoal do fotógrafo que mostram ele fotografando na Turquia, visitando o Louvre ou mesmo em família.