Coleção L&PM E-books


SENSO COMUM / OS DIREITOS DO HOMEM

COMMON SENSE; RIGHTS OF MAN; DISSERTATION ON FIRST PRINCIPLES OF GOVERNMENT

Thomas Paine

Tradução de Ricardo Doninelli-Mendes

A Independência dos EUA e a
Revolução Francesa
não seriam as mesmas sem Paine

Reunidos em um só volume, Senso comum, Os direitos do homem e Dissertação sobre os primeiros princípios do governo revelam a força de um dos intelectuais mais aguerridos e revolucionários do século XVIII, um dos primeiros defensores da democracia e do liberalismo como os conhecemos hoje. Quando ninguém ousava duvidar da monarquia como forma de governo, o inglês Thomas Paine (1737-1809) lançou Senso comum, em 1776. O panfleto, publicado de forma anônima, causou um estardalhaço junto ao público: Paine conclamava a população das colônias americanas a se unirem contra a dominação britânica e assim dar início à Guerra da Independência dos Estados Unidos (1775-1783).

Com Os direitos do homem (publicado em duas partes em 1791 e 1792), Paine se tornou um dos maiores intérpretes da Revolução Francesa, além de apresentar uma visão inédita sobre um plano de governo republicano, que previa uma socie­dade igualitária. Em 1802, rumou para os Estados Unidos, onde morreu na pobreza, marginalizado, em Nova York, em 1809.

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    SENSO COMUM / OS DIREITOS DO HOMEM

  • Título Original:
    COMMON SENSE; RIGHTS OF MAN; DISSERTATION ON FIRST PRINCIPLES OF GOVERNMENT
  • Catálogo:
    Coleção L&PM E-books
  • Gênero:
    Ensaios
    História
  • eISBN:
    978.85.254.3648-1
  • Formato:
    ePub
  • Medidas:
    10,7 X 17,8 cm
  • Edição:
    maio de 2009

Vida & Obra

Thomas Paine

Thomas Paine nasceu no dia 29 de janeiro de 1737 em Thetford, Norfolk, Inglaterra, filho do quaker Joseph Pain, um costureiro de espartilhos, e da anglicana Frances Cocke Pain. Estudou na Thetford Grammar School e aos treze anos se tornou aprendiz do pai. Em 1757, serviu no navio King of Prussia durante a Guerra dos Sete Anos e, depois de seis meses, foi para Londres trabalhar para um grande costureiro. Nessa época começou a entrar em contato com a filosofia e a ciência. ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar