Outros Formatos


FLUSH, MEMÓRIAS DE UM CÃO - Virginia Woolf

Virginia Woolf era uma escritora consagrada quando concebeu Flush, em 1931: já tinha publicado o livro de ensaios A room of one’s one (1928), assim como os romances A viagem (1915), Noite e dia (1919), O quarto de Jacob (1922), Mrs. Dalloway (1925), Passeio ao farol (1927) e Orlando (1928). Mas em 1931, em pleno verão inglês, deparou-se com a figura de um cão inusitadamente vivo e esperto que brotava da correspondência entre os célebres poetas vitorianos Elizabeth Barrett e Robert Browning. "A imagem do cachorro deles me fez rir tanto que não pude deixar de dar-lhe vida", confessou ela a uma amiga para explicar a gênese do seu mais bem-humorado livro.

Deu-lhe não apenas uma vida, mas aventuras, amores, uma consciência e capacidade de expressão. Publicado pela primeira vez na Inglaterra em outubro de 1933, Flush é a deliciosa e inusitada biografia de um cão. Mostra aventuras e mistérios da existência percebidos através dos olhos do melhor amigo do homem. O personagem central dessa história é um cocker spaniel de origem inglesa, Flush. Em pleno processo de apreensão do mundo e de si mesmo, ele ama tanto os raios de sol quanto um pedaço de rosbife, a companhia de cadelinhas malhadas assim como a companhia de seres humanos, o cheiro de campos abertos tanto quanto ruas cimentadas e o burburinho da cidade. De quebra, Virginia Woolf aproveita para tecer, em estilo deliciosamemente espirituoso e bem-humorado, ácidos comentários sobre a sociedade inglesa e vitoriana e seus valores.

O gênio criativo da autora permitiu que fosse dada à inusitada idéia de uma biografia canina um tratamento virtuosístico. Embora Virginia já fosse uma unanimidade entre a crítica, foi Flush o seu romance com maior êxito entre os leitores, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos.

Inédito até agora no Brasil, Flush –Memórias de um cão, de Virginia Woolf, vem a preencher uma lacuna editorial. Em formato 14 X 21, a edição conta com notas da autora e notas explicativas sobre locais e personagens históricos.

O QUE JÁ SE DISSE:

"Uma obra-prima. Não é ficção porque tem a substância, a verdade do real. Não é biografia porque tem a liberdade, o virtuosismo artístico da ficção."
Ellen Glasgow, New York Herald Tribune

"O mais triunfante avanço da imaginação humana em matéria de sensibilidade canina... O resultado é um livro de irresistíveis graça e charme."
Rose Macaulay, Spectator

"Há várias passagens de grande beleza nos outros livros da sra. Woolf, mas Flush é mais perfeitamente equilibrado. Divertiu a sra. Woolf, ao escrevê-lo e trouxe à tona seu delicioso humor, como nada jamais o fez."
David Garnett, New Statesman and Nation

"Flush não é apenas a biografia bonitinha e engraçada de um cão. Também faz comentários sociais afiados e incisivos. Esqueça os eruditos: Flush é um texto prazeroso para leitores e amantes de cães. É espirituoso e inusitado e carinhoso. Brincalhão, divertirá qualquer um que algum dia conheceu um cocker spaniel. É um clássico canino."
Justine Hankins, The Guardian

"São deleitosos os petardos dirigidos à obsessão britânica com a ancestralidade ilustre (...). Com Flush, Virginia Woolf presta sua homenagem ao romantismo."
Marcelo Pen, Folha de São Paulo

Ler mais

Informações Gerais

  • Título:

    FLUSH, MEMÓRIAS DE UM CÃO

  • Catálogo:
    Outros Formatos
  • Gênero:
    Romance
  • Cód.Barras:
    9788525411648
  • Páginas:
    152
  • Medidas:
    21 X 14 cm

Vida & Obra

Virginia Woolf

Virginia Adeline Stephen Woolf nasceu em Londres, Inglaterra, em 1882. Seu pai, um crítico literário, foi quem a educou. Figura central do grupo Bloomsbury, do qual também participaram E. M. Forster, Katherine Mansfield, Maximo Gorki, entre outros, colaborava com o Times Literary Supplement. Em 1912, casou-se com Leonard Woolf e fundou a casa editorial Hogarth Press, que lançou, além da própria escritora, T.S.Elliot, Forster e K. Mansfield. Foi a primeira editora a publicar a obra de ...

Ler mais

Opinião do Leitor

Seja o primeiro a opinar sobre este livro

Você também pode gostar