Notícias


O criador de Simon´s cat conta como nasceu o gato mais famoso do Youtube

12/09/2012

- Por L&PM Editores

Por email, o criador de Simon´s Cat, Simon Tofield, contou à L&PM Editores como começou sua paixão por gatos, desde quando ele desenha o bichano mais famoso do Youtube e qual o futuro de sua criação. 

L&PM: Quando você descobriu seu amor pelos gatos?

Simon: Eu acho que só me dei conta de que era apaixonado por gatos após adotar o meu  primeiro, em uma fazenda local, quando tinha cerca de nove anos de idade. Sempre lembrarei dela. Seu nome era Shelly. Eu chamei-a Shelly porque ela era uma gata com manchas nas cores das "conchas" (Shell) do casco da tartaruga.

 

L&PM: Quantos gatos já passaram pela sua vida?

Simon: Incluindo Shelly eu tive ao todo seis gatos.


L&PM: Simon´s Cat é uma combinação de todos os seus gatos ou de algum em especial?

Simon: Simon’s Cat é baseado na combinação dos traços de todos os gatos com quem eu já vivi. Um dos meus gatos atuais, chamado Hugh, foi a principal inspiração para o primeiro filme de Simon’s Cat: ‘Cat Man Do’.

 

L&PM: Por que ele não tem nome?

Simon: O nome ‘Simon’s Cat’ foi realmente acidental. Quando amigos e colegas de trabalho referiam-se ao meu primeiro filme, eles sempre o chamavam de ‘Simon’s Cat’. E o nome acabou pegando após isso. Eu considerei escolher um nome próprio para o gato, mas me dei conta de que a graça dos livros e filmes para a audiência é que eles podem associar Simon’s Cat com seu próprio gato – então deixá-lo sem nome o torna mais querido para eles.


L&PM: Quando você desenhou Simon´s Cat pela primeira vez?

Simon: Eu sempre desenhei gatos desde que era um menino. Então andei desenhando versões dos meus próprios gatos por muitos, muitos anos. Alguns dos estilos do Simon’s Cat já estavam lá nos meus antigos desenhos de gato. Eu sempre desenhei olhos muito grandes nos meus personagens, por exemplo. A primeira ocorrência do atual Simon’s Cat está no meu filme Cat Man Do, que data de 2007/2008.

 

L&PM: Você imaginava que ele faria tanto sucesso?

Simon: O sucesso de Simon’s Cat foi uma surpresa enorme. Eu nunca esperei  que ele se tornasse tão popular. Mas estou extremamente satisfeito e maravilhado com seu sucesso.


L&PM: Simon´s Cat é um gato britânico? Ou um gato do mundo?

Simon: Eu diria que ele é um gato universal. Ele representa o gato cotidiano que muitas pessoas do mundo inteiro podem associar. Seus trejeitos e ruídos são reconhecíveis em todo o mundo, é por isso que eu acho que ele ficou tão famoso. 


L&PM: Se você fosse um gato, seria como ele?

Simon: Acho que faria a maioria do que um gato faz, com certeza. Eu gosto da ideia de dormir dezesseis horas por dia.


L&PM: Depois do sucesso do seu gato, você se dedica totalmente a ele?

Simon: Sim. Eu comecei meu próprio negócio em torno de Simon’s Cat e tenho  tanta coisa pra fazer  que agora estou totalmente dedicado  a fazer disso um sucesso. Eu também continuo fazendo muitos desenhos para meus livros, histórias em quadrinhos e filmes. Tudo consome muito tempo, mas eu amo isso. 

 

L&PM: Você chegou a pensar em dar “voz” ao pensamento de Simon´s Cat, através de palavras?

Simon: Eu não acho que seja necessário. Gatos reais não falam com palavras. Então Simon’s Cat não precisa falar com palavras. Além do mais, como gatos reais, ele fala através de miados, ronronares e linguagem corporal. Gatos são animais muito expressivos e deixam você saber como estão se sentindo através de como se movimentam.


L&PM: Você acha que Simon’s Cat vai gostar do Brasil?

Simon: Eu acho que Simon’s Cat iria amar o Brasil! Simon’s Cat aprecia a natureza e estar ao ar livre. O Brasil é conhecido por suas florestas exóticas e acho que Simon’s Cat adoraria explorar e conhecer novos amigos.

 

L&PM: Quais os projetos futuros para Simon’s Cat?

Simon: Há sempre muitas coisas interessantes que acontecem nos bastidores do meu estúdio. O sucesso do Simon’s Cat me apresentou a muitas pessoas interessantes e oportunidades. Talvez um dia vocês possam ver um filme longa-metragem do Simon’s Cat!


L&PM: Para finalizar, o que você gostaria de dizer ao seu gato e nunca teve coragem?

Simon:Eu ficaria com muito medo de lembrá-lo que é hora de ir ao veterinário e fazer um check-up.